7 de set. de 2011

Hoje é 7 de setembro...

por Fabi Prado


Hoje é dia 7 de setembro de 2011 e como todo dia 7 de setembro comemora-se a Independência do Brasil de Portugal.

Mas o que isso significa para o nosso país?

Isso significa a nossa emancipação, significa a nossa libertação de mãos portuguesas. Finalmente nesse dia, no ano de 1822, chegamos a “maioridade”.

A nossa independência, em minha opinião, não passou de um “racha” da família real portuguesa, um jogo de interesses, como foi desde o início.

Ninguém teria colonizado (ou seria explorado?) nossas terras se elas não fossem produtivas. Ninguém as teria usado se não trouxessem algum alento. Ninguém as iria querer, se não servissem para oferecer algo que desse algum lucro.

O dia que acabou o interesse, acabou o “amor” e eles nos deram “de presente” a independência dependente, cheia de vícios da exploração que sofremos por eles.

A verdade é que nem Portugal, nem nenhuma nação, na face da terra teriam interesse em desbravar outra se não fosse tirar algum proveito... Todo interesse por trás de alguma “benesse” é exploração.

Ou será que alguém acredita mesmo que os Estados Unidos estão realmente interessados na paz e no exercício dos direito humanos no Irã sem NENHUM OUTRO interesse em tal país?

Ora, ora caríssimos, impossível sermos tão ingênuos.

Portugal não nos colonizou. Explorou-nos e deixou marcas irreversíveis que perdurarão enquanto existirmos. Sou capaz de apostar.

Não venho aqui abertamente declarar-me inimiga da nossa “pátria-irmã”, mas que a cultura exploradora que vivemos no Brasil desde os primórdios tem uma determinante influência da maneira tirana com a qual eles nos colonizaram, isso tem!!! E o advento do “capitalismo selvagem” apenas acentuou essa condição.

Enfim, parabéns nação verde e amarela pelos seus 189 anos de independência. Quisera eu que a nossa colonização tivesse sido feito de uma maneira menos “interesseira”. Mas quem sabe um dia a gente chega lá...

Amigos, findo-me por aqui. Aquele abraço e até a semana que vem, se Deus quiser.


Foto: Pau-brasil, a primeira e principal fonte de exploração dos portugueses no Brasil.

Ih, Falei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário